quinta-feira, 20 de agosto de 2009

~> Pré-Modernismo

O pré-modernismo é um período cultural brasileiro que vai do início do séc. XX até a semana de arte moderna, em 1922.
Destacam-se na época:
- A miséria e o subdesenvolvimento nordestino nas obras de Euclides da Cunha.
- A vida urbana e as transformações do inicio do século: greve, futebol, arranha céus, subúrbio carioca nas obras de Lima Barreto.
- A miséria do caboclo do vale do Paraíba, a decadência do café, o anacronismo das culturas agrícolas nas obras de Monteiro Lobato.
- Não podemos esquecer de Augusto dos Anjos.


Euclides da Cunha
Foi discípulo de Benjamin Constant, de quem absorveu as ideias do positivismo e da republica. Era interessado nos acontecimento de Canudos, foi chamado para ser correspondente de lá no jornal, isso mais tarde ele usaria para escrever o famoso livro “Os sertões”.
Sofreu influência dos "ismos" do século XIX, absorveu a leitura de Comte e Taine, o cientificísmo passou a marcar sua narrativa.
Os sertões foi separado em 3 partes:
- A Terra: descrição da paisagem, verão seco.
- O Homem: contradições dos pensamentos do ser humano, influenciado por teorias raciais que compõe o perfil do sertanejo preconceituoso. Mostra o domínio das raças fortes sobre as raças fracas, superioridade do branco, miscigenação, sertanejo é visto como uma sub-raça que se deu pelos múltiplos cruzamentos, sem civilização. Atitudes positivistas e cientificistas.
- A Luta: varias expedições empreendidas pelo exercito contra Canudos.




Monteiro Lobato
Tem sua própria editora, tem obras variadas: contos, crônicas, artigos, literatura infanto juvenil. Seu melhor momento está nos contos regionais em que relata sua experiência de ter vivido no interior (vale do Paraíba), nas grandes fazendas de café.
Tenta imitar a ironia de Eça de Queiroz, faz crônicas com caricaturas dos homens locais.
Começou a escrever para crianças, pois os adultos não entendiam o que ele queria passar e criticavam muito. Daí nasce o "Sitio do Pica Pau Amarelo" e as "Reinações de Narizinho."



Lima Barreto
Teve sua vida marcada pelo sofrimento, sua mãe morreu e seu pai teve sérios problemas com a bebida. Seus estudos foram bancados por Visconde de Ouro Preto. Sofria preconceito racial e social. Ele passou um bom tempo no sanatório e depois faleceu de colapso cardíaco.
Seu romance mais famoso é “Triste fim de Policarpo Quaresma” que retrata a revolta do brasileiro marginalizado e incompetente, ridiculariza o nacionalismo fanático.
Mostra o cotidiano do subúrbio. E nessa obra o personagem principal quer que a língua oficial do Brasil seja o tupi.



Augusto dos Anjos
Publicou apenas um livro “–Eu”.
Sofre influencia de Cruz e Sousa e Antero de Quental, sua poesia apresenta coisas da ciência, porem não discute princípios e sistemas e mostra uma subjetividade pessimista.
Ele volta a temas poéticos mais antigos como os vermes, a doença e as feridas; mostra o lado mais amargo do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário