quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"Ismos" do século XIX

Anarquismo:
Mudança parte do indivíduo a solução dos problemas, sem heróis, sem leis, fim de todas as instituições (estado e propriedade privada). Hoje está entrelaçado com o terrorismo caos, a baderna principalmente por causa dos punks que deturparam a idéia do anarquismo, porque só viram o lado de botar o terror.
Os principais autores foram Bakunim que lutava contra o capitalismo, burguesias, estado e Pierre Proudhon que era contra a concentração do poder e a propriedade privada.

Comunismo:
A propriedade deveria ser igual nos meios e bens de produção, o estado deveria sumir gradualmente e a ditadura do proletariado.
Queiram derrubar a burguesia.

Romantismo:
Idealização da mulher, sentimentalismo, predomina as emoções, subjetivismo e pessimismo.

Nacionalismo:
Elementos da historia nacional, hino, cidadãos, amor a pátria, lutas pela pátria.

Realismo:
Despreza os sentimentos e a veneração da vida interior, mostra o real. A sociedade, o casamento como instituição burguesa, criticas.
Ex.: Machado de Asis e Aluisia de Azevedo.

Determinismo:
Ambiente que vivem moldam seu caráter.

Liberalismo:
Liberdade individual, o que mais se aproxima do capitalismo (livre concorrência, propriedade privada, sem interferência do estado).
Ex.: Adam Smith que dizia que o homem é movido pelos interesses pessoais, egoísta e Thomas Maltheus que dizia que o pobre é pobre porque é incompetente.

Darwinismo:
Charles Darwin, seleção natural e evolução das espécies.

Positivismo:
Princípios científicos, ações humanas controladas pelo estado(quase uma ditadura), se tiver ordem terá progresso.

Sindicalismo:
Trabalhadores juntos para defender seus interesses, deixa de ser alienado.

Irracionalismo:
Rivais dos iluministas.
Ex.: Nietzche, impulso paixao propriedade posse ( a posse que domina a gente)

Imperialismo ou neocolonialismo:

No século XIX e início do século XX a Europa e os E.U.A mandam no Mundo, tem várias colônias e atuam com o imperialismo, pois são muito superiores, civilizados e tem muitas terras.
Com a primeira e segunda revolução industrial a industrialização e máquinas começam a se expandir e com elas necessitamos de outras coisas: mão de obra, mercado e matéria prima.
Essas necessidades são encontradas nas colônias, onde há exploração, invasão territorial e escravidão; cenário comum na África por exemplo.
O mundo tinha um pensamento muito racista e etnocêntrico diziam que “povos africanos e asiáticos eram degenerados, imperfeitos e atrasados” , tratavam aqueles paises que não participaram das revoluções industriais como primitivos. Esse pensamento não teve tanta mudança, pois ainda há muitas pessoas que chamam povos africanos e índios de atrasados.
Os europeus justificam isso falando que queriam levar a civilização para o continente africano. Isso resultou em navios negreiros que mais tarde resultaria na partilha da África, onde povos rivais seriam vizinhos dando origem a inúmeras guerras; no apartheid temos um exemplo vivo de segregação e aculturação(divisão de raças, o branco é melhor).
Tudo isso para o Mundo ter a tal da modernidade. Enquanto ele ta moderno, as colônias continuas paises emergentes, só algumas conseguiram ser de primeiro Mundo como o Japão, mas ele foi a exceção.
A África está miserável, passando fome, pobre faltando tudo. Ela nunca será moderna, tinha tudo para dar certo como o Brasil e deu errado.

Um comentário:

  1. oie!
    Muito bom esse seu relatório Raquel(como sempre)hehe.E o trabalho, essa idéia do plantão de dúvidas pode ajudar muita gente, ta ficando muito bom.Vale a pena dar uma olhada pessoas.
    ass:Stéphany^^
    Ps:Obrigada pela ajuda criadores do blog.

    ResponderExcluir