quarta-feira, 22 de julho de 2009

~> Operadores Matemáticos

Antes de irmos a fundo na matemática, temos que conhecer suas propriedades primárias, sendo elas a Soma (+), Subtração (-), Multiplicação (x) e Divisão (/)
Parece um assunto bobo, mas muitos ainda tem dificuldade.

Soma:
Sempre que temos um produto e queremos adiciona-lo com o mesmo produto usamos essa operação, assim adicionando os valores.
Exemplo:
Tenho 6 maçãs, fui ao mercado comprar mais 89, quantas maçãs eu tenho?
Como os produtos (maçãs) são iguais somamos seus resultados.
6+89=95

Subtração:
Agora o caso muda, quando temos um produto, e retiramos ou diminuímos o mesmo produto, usamos essa operação de subtrair valores.
Exemplo:
Agora chego em casa com essas 95 maçãs, mas esta tendo uma festa da maçã na minha casa
e os convidados comeram 56 maçãs, com quantas fiquei?
95-56= 39

Multiplicação:
Multiplicação é uma forma reduzida da adição veja:
2+2+2+2=8
Aqui vemos uma adição com números iguais, que poderia ser escrita através da multiplicação,
assim pegando o número que se repete, e multiplicando com quantas vezes ele aparece
2+2+2+2=8 ( 2 é o número que se repete e ele se repete 4 vezes então:)
2x4=8
Para fazer qualquer conta de multiplicação temos que lembrar daquela velha tabuada:


Divisão:
A divisão é uma operação que deixa muitas pessoas em dúvida, mas quando se entende , se torna muito mais fácil. Ela é usada para dividir e acaba sendo o contrário da multiplicação:
Agora sabendo que 2x4=8, veja um exemplo, tenho 8 maçãs verdes que gostaria de dividir com meus dois amigos, quantas maças cada um vai ficar, sendo que quero que os dois fiquem com a mesma quantidade?
8 é numero de maças, então vamos chama-lo de dividendo
2 é o numero de amigos, então vamos chama-lo de divisor,
então a sua conta vai ficar assim:
8/2

E assim pensamos em que número multiplicamos por 2 que tem como resultado 8, que no caso é 4, ou seja, foi dividido 4 maçãs para cada amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário