sexta-feira, 31 de julho de 2009

~> Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Diferente do MU, o Movimento Uniformemente Variado (MUV) tem aceleração, e essa aceleração é constante, e agora a velocidade pode variar, graças ao fenômeno da aceleração. Para entender basta pegar um exemplo do carro, o carro com o velocímetro aponta a velocidade em km/h, mas pode haver mudanças nessa velocidade graças ao acelerador e os freios. Essa Variação é chamada de Aceleração Escalar Média, tendo como fórmula A=V/T, onde A é a aceleração escalar média, o V é a Variação de velocidade escalar, e o T o intervalo de tempo.
Entendo o conceito de Aceleração podemos voltar ao MUV. Nele a aceleração (a), o intervalo de tempo (T), são constante, e o espaço (S e So) e a velocidade (V e Vo) varia, a velocidade varia junto com o Tempo.
No Muv encontramos três fórmulas.
- O Torricelli (para encontrar a velocidade escalar): V²=Vo² + 2.A.S
- A equação Horária da posição do MUV: S=So + Vo.T + 1/2.A.T² ( Para não esquecemos podemos lembrar como "Sorvetão" ou então "Sovotrat" SSoVoTrAT)
- A Equação horária da velocidade: V=Vo+A.T (Para não esquecermos dessa fórmula só nos lembrarmos da velhas taradas, a "Vovó Tarada", VoVo aTarada)
As medidas segundo a Unidade no S.I são:
- So (Espaço Inicial) e S ou Sf (Espaço final) em metros (m)
- Vo (Velocidade Inicial) e V ou Vf(Velocidade final) em metros por segundo (m/s)
- T (tempo) em Segundos (s)
- A (aceleração) em metros por segundo ao quadrado (m/s²)

Há Movimentos que chamamos de acelerado e de retardado (é daqui que saiu o xingamento de retardado).
O Acelerado é aquele que faz a velocidade aumentar junto com o tempo, exemplo um veiculo no instante T=0 tem velocidade de 3m/s, e no instante T=1 , tem velocidade de 4 m/s, isso é o movimento acelerado, outra forma de vermos se é acelerado é ver se a velocidade e a aceleração tem o mesmo sinal, se sim, é acelerado. Quando os dois forem positivos será um Movimento Progressivo Acelerado (pois o movimento estará aumentando tanto a velocidade quanto a aceleração), quando os dois sinais forem negativos será um Movimento Retrógrado Acelerado ( pois o movimento estará diminuindo tanto a velocidade quanto a aceleração).
O Retardado é aquele que faz a velocidade diminuir junto com o tempo, exemplo um veiculo tem como velocidade no instante T=0 V=6m/s, e no T=1 tem velocidade de 2 m/s, a velocidade diminuiu com o tempo, então é um movimento retardado. Nesse movimentos os sinais da Aceleração e da Velocidade são contrarias, tendo o Movimento Progressivo Retardado ( porque a velocidade aumentou, e a aceleração está menor que zero) e quando a aceleração for maior que zero, e a velocidade menor que zero, será Movimento Retrógrado Retardado, ( porque a aceleração esta maior que zero, e a velocidade menor que zero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário