quarta-feira, 20 de maio de 2009

~> Artrópodes

Artrópodes:
Todos eles são invertebrados, têm exoesqueleto (constituído por quitina) para proteger o animal e para evitar a desidratação. Por causa do crescimento, eles trocam seu exoesqueleto num processo chamado muda ou ecdise.
A maioria dos artrópodes passam pela metamorfose. Os insetos com metamorfose completa são holometábolos e metamorfose incompleta são os hemimetábolos. As principais fases da metamorfose são: larva, pupa (animal envolvido no casulo) e ninfa (jovem sem asas).

Tipo de artrópodes:


Insetos
Possuem três segmentos: cabeça, tórax e abdome. Tem seis patas (localizadas no tórax) e duas antenas, podem ter asas ou não. Troca gasosa traqueal ajuda no vôo.
Possuem tubo de malphigui que recolhe fluídos internos de excretas e manda pra fora.




Crustáceos
São os famosos “frutos do mar”. Possuem dois segmentos: abdome e cefalotórax (cabeça e tórax unidos), têm quatro antenas localizadas no cefalotórax e o número de patas é variado, mas são mais de cinco.
No ambiente aquático existem muitos crustáceos microscópicos que tem um grande papel na natureza, o zooplancton.
Os crustáceos possuem brânquias e tem um lugar que armazena a água para aqueles que saem da água.
Ex: siri, caranguejo, lagosta...



Aracnídeos
Possuem dois segmentos: cefalotórax e abdome. Não tem antenas e seu aparelho bucal e formado pelos palpos (manipula o alimento) e as quelíceras (injetam o veneno). Nos escorpiões as quelíceras não oferecem perigo, pois o veneno esta no aguilhão.
Os ácaros e carrapatos também são aracnídeos.
A digestão da aranha começa antes dela ingerir a presa (extracorpórea), ela joga enzimas digestivas na presa e depois a suga.
As trocas gasosas são feitas por um poro no abdome que conduz o ar até um conjunto de folhas sobrepostas que formam o pulmão foliáceo.
Excreção é feita pelos tubos de Malpighi e pelas glândulas coxais.O sistema circulatório é aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário